quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Conferencia Estadual de Comunicação / MG


A Conferência Estadual de Comunicação será realizada em Belo Horizonte, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 13, 14 e 15 de novembro. A Conferência tem como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e vai reunir três segmentos da sociedade: Sociedade Civil, Sociedade Civil Empresarial e Poder Público.

domingo, 8 de novembro de 2009

Ensino a distância sofre resistência – Preconceito


Mais de 18 mil alunos de cursos de educação a distância de instituições particulares e públicas sofreram preconceito por terem optado por essa modalidade de ensino, segundo levantamento da Associação Brasileira de Estudantes de Ensino a Distância (ABE-EAD), que recebe as denúncias desde 2007. São casos de discriminação por alunos de cursos presenciais, dúvidas dos empregadores sobre a validade dos cursos – mesmo os autorizados pelo Ministério da Educação -, dificuldades para conseguir estágio, para obter o registro profissional e fazer inscrição em concurso. Hoje há no Brasil mais de 2,6 milhões de alunos em 1.752 cursos, segundo o Censo de Educação a Distância. No início do mês, a ABE-EAD entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra o Conselho Nacional do Ministério Público. Por meio da resolução nº 40, de maio deste ano, o conselho dizia que só diplomas de cursos presenciais seriam aceitos para o Ministério Público. A conclusão deve sair nas próximas semanas.Além do conselho, outros órgãos veem problemas no ensino a distância. É o caso do Conselho Federal de Serviço Social, que não apoia a modalidade. A dificuldade para estágio é, segundo a presidente do conselho, Ivanete Boschetti, culpa da estrutura da educação a distância, que prioriza a “quantidade em vez da qualidade da formação”. “O mercado não absorve esse número de estagiários.” Em junho de 2008, o Conselho Federal de Biologia publicou resolução proibindo o registro para profissionais com diplomas de ensino a distância. Segundo o secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, qualquer medida contra o aluno formado por instituições credenciadas pelo governo é ilegal. “Entramos com as medidas legais e eles vão sofrer a penalidade da lei.”

É um absurdo essa discriminação!
Sabemos que o fato do ensino ser presencial  não é sinônimo de qualidade. Basta darmos uma breve analisada nas escolas públicas e privadas ( ensino fundamental, medio e superior), tá tudo tão ás claras, não que o ensino na modalidade ead não precisa de mudanças, sim! precisa! mas o presencial tambem precisa de uma reforma urgente. Podemos começar por um otimo exemplo, as notas do ead no ENADE....os resultados alcançados pelos acadêmicos vindo do EAD nos concursos publicos, e por aí vai....fala serio!! vamos ser justos!!

Denilda Perez