segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ESTUDANTES DA UNITINS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO COLAM GRAU, RECEBEM DIPLOMA E EFETUAM REGISTRO NO CRESS!


Olá pessoal,





Por Michelle Carneiro

Bem, é sabido que muitas são as dúvidas dos estudantes do Curso de Serviço Social Ead da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, principalmente a turma que iniciou no ano de 2006 e que estão formando agora em 2009.

A maioria dos acadêmicos oriundos dessa turma já irá COLAR GRAU agora mês de novembro. São aqueles que fizeram estágios devidamente regulamentados, e acompanhados pelo profissional do Serviço Social tanto em campo, quanto na academia.

APÓS A COLAÇÃO DE GRAU, todos poderão dar entrada junto à faculdade para EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA, e TODOS o receberão devidamente REGISTRADO PELO MEC.
Adianto que, alguns estudantes, como eu, por exemplo, que passaram em concurso público ou que por algum motivo já colaram grau em gabinete, já estão com o DIPLOMA EM MÃOS.
Alguns desses estudantes que são possuidores de diplomas também já pediram INSCRIÇÃO NOS CRESS – Conselhos Regionais de Serviço Social, pois, sabe-se que de acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão 8.662, para exercer a profissão é imprescindível a inscrição no Conselho da categoria.
É bom pontuar aqui que o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS emitiu a portaria nº. 555 de 2009, alterando a portaria anterior nº. 378. Com a alteração, só poderão solicitar inscrição junto aos CRESS, os possuidores de diploma, devidamente registrado pelo MEC.
É pertinente lembrar que também está em vigor a portaria nº25, emitida pelo CFESS, na qual afirma-se que está suspenso a análise do pedido de inscrição de estudantes da UNITINS junto aos CRESS. No entanto, a mesma portaria evidencia em seu artigo 2º que, no caso das situações excepcionais (convocação em concurso público) relativas a pedidos de registro de formandos da UNITINS, deverão ser tratadas pelos CRESS, de forma especial e individualizada e, na hipótese de seu acatamento, deverão ser devidamente justificadas e motivadas.
Cito-lhes o meu caso como um dos exemplos: já colei grau antecipado por conta da aprovação em um concurso público estadual, já estou com o diploma em mãos, e também já dei entrada no Conselho Regional de Serviço Social da região onde exercerei a profissão. Assim, o meu registro profissional foi devidamente expedido. Portanto, encontro-me devidamente registrada no CRESS e APTA PARA EXERCER A PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL.
O fato é que, TODOS os estudantes oriundos do Curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS estão legalmente aparados pela portaria 44 do MEC que reconhece os cursos para expedição e registro de diplomas. Portanto, não tenham receio. Concluam suas atividades acadêmicas normalmente que, com certeza, terão seus direitos garantidos.
Peço a todos para que fiquem tranquilos quanto a esses fatos, e que tenham muito discernimento com todos os entraves que ainda estão por vir, seja no campo de atuação e também de relações profissionais.


Um grande abraço!

8 comentários:

  1. Olá Michelle eu também sou uma das concluintes de serviço Social fui aprovada em concurso público e infelizmente nossa turma ainda não colou grau, já enviei o requerimento solicitando a colação e ate agora nada...estou muito descrente sabe, já falei com o reitor e nada foi resolvido.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que Assistentes Sociais oriundos da Unitins estão fazendo diferença no mercado de trabalho,Michele não porque fui sua colega de faculdade,mais admiro sua garra e coragem,sucesso cada dia mais, um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. MICHELE, TAMBÉM FUI ALUNO DA UNITINS, PASSEI EM 9º LUGAR PARA O INSS, 12º INFRAERO E AGORA, 1º LUGAR NO TJ MG. TENHO MINHAS QUEIXAS CONTRA A UNITINS QUE NÃO CUMPRIU COM SUAS ATRIBUIÇÕES DEVIDAMENTE IMPOSTAS PELO MEC, E MAIS, NÃO RESPEITOU SEUS ALUNOS EAD. DEI RAZÃO AO CFESS E CRESS DE LUTAREM PARA DESCREDENCIA-LA. VOCÊ NÃO SABE O QUANTO GASTEI E SOFRI PARA CONSEGUIR MEU DIPLOMA POR DIREITO. TUDO QUE ELES PUDERAM FAZER PARA ME 'ENROLAR" , FIZERAM. MAS TENHO QUE RECONHECER; NOSSOS PROFESSORES E MATERIAL DIDÁTICO ERA ÓTIMO. PARABENS. CONTINUEMOS NOSSA HISTÓRIA, AFINAL SOMOS ASSISTENTES SOCIAIS E SENDO ASSIM , NUNCA DESISTIMOS.

    ResponderExcluir
  4. EM TEMPO:...NOSSOS PROFESSORES E MATERIAIS DIDÁTICOS ERAM ÓTIMOS...
    DESCULPEM O ERRINHOS

    ResponderExcluir
  5. anonina disse....como queria parabenizá-la por algo mas estou tão insatisfeita com a unitins pela falta de respeito com os alunos

    ResponderExcluir
  6. O problema é que a unitins não está mais fornecendo assistente social para cumprir o estagio...

    ResponderExcluir
  7. olha companheiros eu tambem fui aluno da unitins fui da turma de 2006 so agora estou conseguindo fazer meu estagio pois ficamos sem nenhun apoio por parte da instituição ,sempre que ligava la para nos dar uma explicação não tinha resposta,mais e assim mesmo vamos lutar pra concluir os estagios com fe em deus dara tudo certo .

    ResponderExcluir