quarta-feira, 28 de outubro de 2009

REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL



Hoje quero falar um pouco da trajetoria do serviço social, sei que já é de conhecimento da maioria dos leitores do blog, mas falar desse assunto é tão prazeroso e ler ainda mais. Irei escrever um pouco hoje e a cada dia farei outros post abordando o mesmo tema....vamos lá!

Em 1899, funda-se na Alemanha a 1a. Escola de Serviço Social do mundo; inicia-se o processo de secularização da profissão, ou seja, para o Serviço Social as explicações religiosas do mundo são substituídas por explicações científicas. As Damas de Caridade que auxiliavam os pobres acreditavam que a situação de pobreza era culpa do modo de viver e de ser de seus sujeitos e bastava uma simples ajuda inicial e alguns conselhos para que encontrassem os rumos dos benefícios do capitalismo. Como o pobre “sempre tem muitos filhos”, era necessário também pensar na família, daí surge o trabalho com as famílias, com as crianças e adolescentes e na área de higiene.
No início do século XX, Mary Ellen Richmond, passa a estudar e investigar seriamente o meio social em que as pessoas vivem, através das Entrevistas, Conversas, Visitas Domiciliares, Observando, anotando e fazendo Relatórios para obter um Diagnóstico e descobrir as possibilidades da pessoa vir a desenvolver sua personalidade e como conseguir a ajuda do meio para isso.

Por hoje é só!

Meu afago!!

5 comentários:

  1. A cada dia que passa, me apaixono mais por essa profissão, o serviço social é muito bonito,uma vez que os façam de forma coerênte e de inteligência humana e não governamentalista.

    ResponderExcluir
  2. Eu imaginava que era uma profissão mais respeitada por gestores de outras aréas, mas me enganei, estou fazendo estagio num CRAS da minha cidade e as Assistentes sociais de lá geralmente são limitadas a fazer apenas o que convém a politica vigente, elas não tem autonomia e olha que trabalho é o que não falta, me questiono será que realmente estamos no caminho certo ou ainda somos marionetes na politica governamental.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, valorizar o Serviço Social, para um mundo mais Justo e igualitário!

    ResponderExcluir
  4. Só corrigindo, não foi na Alemanha e sim em Amsterdã (capital da Holanda), onde fundou-se a primeira escola de Serviço Social do mundo.

    ResponderExcluir